Você está cuidando de filhotinhos órfãos?

sábado, 7 de novembro de 2009

Contate seu veterinário de confiança.

Providencie uma caixa de papelão, bacia, gaveta (de uma cômoda, armário ou criado-mudo), etc.

Forre a caixa de papelão com travesseiro, lençol ou pano para deixar bem confortável o local.



Aqueça 1 litro de água até que a temperatura esteja morna para quente (ao colocar toda a mão na água tem que estar quente mas suportável). Despeje essa quantidade em uma garrafa pet previamente limpa. Seque bem por fora. Coloque a garrafa dentro da caixa de papelão, cobrindo-a com um pano. Os filhotes não devem ficar em contato direto com o plástico da garrafa, deve ter sempre um pano grosso entre os dois. Mesmo que o dia esteja quente, a garrafa de água quente deve permanecer dentro da caixa dos filhotes, pois eles são incapazes de controlar a temperatura corpórea até a 6ª semana de idade.

Providencie um relógio pequeno de ponteiro e coloque sob os panos dentro da caixa. O “tic-tac” irá simular o coração da mãe, fazendo os filhotinhos ficarem mais tranquilos, parando de chorar.

Ao nascerem até os 15 dias de idade, os neonatos são incapazes de defecarem ou urinarem sozinhos, para isso a mãe os estimula lambendo a região perianal e genital. Já no caso de órfãos, você precisará estimulá-los. Poderá ser com um pano bem macio ou um algodão umidecido com um pouco de água morna. Esse procedimento deve ser feito sempre, a cada 1 ou 2 horas. Tome o cuidado de deixar o ambiente dentro da caixa sempre limpo de urina e fezes.



Alimentação é fundamental. Mas o que dar? Leite de vaca integral? Desnatado? Com água? De preferência, nenhuma das opções. Tanto o leite da cadela quanto da gata possuem níveis de gordura e de lactose diferentes dos da vaca. Além disso, o leite de vaca não é capaz de fornecer ao filhote os níveis mínimos de nutrientes necessários para o desenvolvimento adequado do neonato. Para isso existem inúmeros produtos no mercado que são substitutos de leite materno de cão e gato. Como são balanceados e não precisam ser suplementados com mais nada, você pode ficar tranquilo(a) ao usá-los desde o nascimento até os 28 dias de idade, só os substituindo a partir de então por papinhas de desmame industrializadas ou ração de filhote umidecidas.

Exemplos de produtos que são encontrados no mercado pet: PetMilk, MaxMilk, Equilíbrio – Substituto de Leite, Supreme – Substituto de Leite

Caso onde você more esses produtos não estejam disponíveis para compra, pode ser utilizada uma receita caseira (Clique Aqui) dada a cada 3 horas, porém o veterinário responsável deve acompanhar o desenvolvimento dos filhotes regularmente.

Como dar o substituto do leite? Existem mamadeiras próprias para uso pet (exemplo: PetNurser – foto abaixo), mas podem ser usadas as “chuquinhas” humanas, porém nessas o furinho feito no bico deve ser bem pequeno. Cuidado deve ser tomado para que o filhote não engasgue ao mamar. Caso ocorra, ele deve ser apoiado, com cuidado, por inteiro na palma da mão, inclinado de cabeça para baixo e receber “palmadinhas” suaves nas costas.



Controle de ectoparasitas! Não deixe os filhotinhos com pulgas. O Frontline® Spray é seguro para o uso em filhotes a partir de dois dias de idade. A pulga além de se alimentar do sangue, debilitanto os filhotes, também é meio de transmissão de verminose (Dipylidium caninum).

10º Controle de endoparasitas! A partir da 2ª semana de idade, os filhotes já devem ser desverminados. Repetindo o vermífugo qinzenalmente até o terceiro mês de vida.

Atenção! Se algum filhote ficar isolado dos demais antes da 6ª semana de idade, é necessário procurar ajuda veterinária. Nesse caso, o filhotinho em questão pode estar sofrendo de hipotermia, hipoglicemia e/ou desidratação e precisa de cuidados médicos urgentes.

Nunca medique seus animais sem orientação médica veterinária!

Ao final da segunda semana de idade, os filhotinhos já estarão espertos, com os olhos abertos, explorando o ambiente e necessitando de supervisão ainda maior para que nenhum acidente ocorra.

Fonte: Dra. Camila Sanches

0 Comments: