Doenças Existentes

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Cinomose

È uma doença muito contagiosa, causada por um vírus que aparece mais frequentemente nos cachorros ou nos cães mais jovens. Os sintomas são variados e vão desde uma simples gripe, a convulsões com possíveis paralisias. Muitas vezes os que recuperam podem ficar com "sequelas" que se traduzem por contrações musculares não controladas. A melhor forma de prevenir esta doença, é mantendo a vacinação do seu cão atualizada, pois o tratamento pode ser inútil mesmo com o uso das técnicas e medicamentos mais modernos. O tratamento consiste essencialmente em controlar as infecções secundárias que poderão aparecer no cão debilitado, na desparasitação e na manutenção de uma nutrição e hidratação equilibradas.

Cinomose

A cinomose é uma doença viral altamente contagiosa e eventualmente mortal, que ataca os cães de qualquer idade, muito particularmente os animais mais jovens.

Embora esta doença esteja contemplada no programa normal de vacinação dos cães, não é raro acontecerem casos de contaminação, pelo que é conveniente ter algumas noções sobre a sua disseminação.

Transmissão

A cinomose transmite-se por contacto direto ou por via aérea (tosse ou espirro) de um cão infectado com o vírus para um cão são e não vacinado. O vírus da cinomose pode ser transportado no focinho ou nas almofadas das patas. Ou ainda através dos humanos. O homem, não sendo afetado pela cinomose, pode constituir o veículo, transportando-o no calçado, nas roupas e nas próprias mãos.

É devido a esta facilidade de transmissão que surgem tantos casos de cinomose, especialmente nos cachorros que ainda não iniciaram o programa de vacinação.

Por ignorância, muito frequentemente não são tomados determinados cuidados, como por exemplo evitar que o cachorro tenha contato direto com o exterior (rua). As pessoas facilitam e até ironizam, dizendo que assim os bichos até criam anti-corpos, e desconhecem que essa exposição é extremamente arriscada e pode ser fatal.

Importante: Um cão com cinomose deve ser rigorosamente isolado de outros cães.

Prevenção

A prevenção passiva consiste em preservar o cachorro de agentes exteriores, mantendo-o em espaços limpos, especialmente antes das primeiras vacinas.

A prevenção ativa é feita através da vacinação. Se a vacina não for ministrada nas datas preconizadas, a doença poderá vir a ser incurável.

Os cachorros devem ser vacinados com cerca de oito a dez semanas e revacinados anualmente com doses de reforço. De qualquer modo, competirá ao veterinário estipular esse programa.

Tratamento

Quanto mais velho for o cão, mais probabilidades terá de sobreviver à doença. No entanto, ele virá a sofrer algumas sequelas, como espasmos musculares, epilepsia ou paralesia temporária ou permanente. Nos cachorros afetados, ao contrário, verifica-se uma alta taxa de mortalidade.

Não existe um tratamento específico para a cinomose. Por outro lado, os antibióticos não produzem efeito sobre as viroses. Assim, o tratamento consiste em reduzir alguns dos sintomas, o que implica hospitalização em cuidados intensivos para repouso e aplicação intravenosa de fluidoterapia e outros tratamentos.

Sintomas da doença

A doença apresenta três formas:

1) Cinomose digestiva.
• Febre alta.
• Vómitos.
• Diarreia.
• Perda de apetite
• Desidratação.

2) Cinomose respiratória: Apresenta os mesmos sinais clínicos descritos atrás, mas acompanhados de tosse.

3) Cinomose nervosa: Constitui a fase final da doença com:
• Espasmos nervosos.
• Contrações musculares.
• Paralesia (eventual)

Importante: Se o cão apresentar os primeiros sintomas de cinomose, deve ser levado imediatamente ao veterinário. O atraso de um ou dois dias pode ser fatal.


fonte: Clube das Pulgas

1 Comment:

sandraramos said...

tenho 06 cachorros e alguns gatos que peguei na rua , e uma delas esta com um caroço no peito e esta ficando roxo, não tenho condições de pagar um veterinario,rx ou cirurgia,não quero doa-la, eu a amo muito, voces conhecem alguem que poderia me ajudar