Pulgas? Livre-se Delas!

quarta-feira, 4 de junho de 2008


A pulga é um parasita que tem um ciclo de vida de até 100 dias e se reproduz com muita rapidez e em grande quantidade, sendo capaz de produzir 100 ovos a cada gestação ou 2000 ovos ao longo de sua vida.

Existem produtos e remédios que ajudam a combater este terrível parasita, mas atenção: utilize somente medicamentos e produtos que sejam próprios para a espécie (para cães é uma composição e para gatos é outra composição).


Cuidados necessários com os animais

O animal se lambe constantemente, daí a necessidade de eliminar as pulgas e seus ovos que são ingeridos através dessas “lambidas”.

O 1o passo é administrar um vermífugo (para cão ou para gato). Dar a 1ª dose e, 15 dias depois, dar a 2ª dose, para eliminar totalmente o ciclo da praga das pulgas (que se alojam no intestino do animal) e também de outros vermes existentes que se alimentam das vitaminas e proteínas contidas nos alimentos que você dá para seu animal. Tantos os vermes quanto os ovos serão eliminados e expelidos através das fezes.

Alguns vermífugos existentes e recomendados:
Em comprimido - Drontal, Drontal Plus, Petzi, Canex.
Em solução - Basken e Elixir de Cacau (para filhotes).

Estes medicamentos são encontrados em lojas de produtos para animais (Petshops), com exceção do Elixir de Cacau, encontrado em farmácias.

O que fazer com as pulgas que estão no animal?

É importante eliminar as pulgas do corpo do animal e para isso existe um produto que pode ser administrado sem contra-indicação, chamado Capstar (em comprimido).

Para cães ou para gatos, este produto é administrado via oral. Assim que ingerido pelo animal, atua na corrente sanguínea, é exalado através dos poros e faz com que as pulgas que estejam picando e sugando o sangue do animal, comecem a cair mortas, em aproximadamente 15 minutos. Nesta fase o animal se coçará desesperadamente, mas em poucos minutos estará livre das pulgas. Este produto não é muito barato (custa em média 30 a 45 reais), mas é muito eficaz e viável para os casos de pessoas que não tem muitos animais.


Outro produto que ameniza a quantidade de pulgas que estão no corpo é o Frontline Spray (produto em solução), que deve ser borrifado de forma homogênea por todo o corpo do animal. Existe também o Frontline TopSpot e o Advantage que são ampolas, e sua solução deve ser fixada na nuca do animal (tanto em cães como em gatos) porém perde sua validade em 45 dias, devendo ser repetida a aplicação.

E quem tem muitos cães?

Dar banhos a cada 15 ou 20 dias e colocar na última água de enxágüe um produto chamado Triatox. Este produto é concentrado e por isso deve ser diluído em 1 litro de água. ATENÇÃO: Não administrar em gatos. Não expor o animal ao sol pois poderá causar sérios problemas de alergia de pele, já que este produto é tóxico.

E quem tem muitos gatos?

Os gatos possuem um metabolismo diferente dos cães e são muitos sensíveis aos produtos mais fortes. Por isso, um produto que não afeta sua saúde e também facilita bastante a retirada das pulgas, é a solução de álcool e canela em pau:

"Use um pote de vidro com tampa, coloque álcool e alguns pedaços de canela em pau e deixe descansar por 24 a 48 horas. Quanto mais escuro o álcool se tornar, mais concentrado a solução ficará. Passar por todo o corpo com um pano seco, embebido nesta solução (tomar cuidado com as orelhas e rosto do animal)."

Como os gatos não suam, não necessitam de banhos constantes como os cães, e esta solução, além de não causar umidade a eles, os mantêm aquecidos (devido ao álcool), limpa os pêlos e deixa as pulgas tontas e mais lentas, facilitando a remoção das mesmas com um pente fino.

Para aqueles que querem um efeito mais prolongado de proteção contra as pulgas, um produto eficaz e de longa duração é o Program. Vendido em forma de cápsula, é administrado via oral. Após ingerido pelo animal, será absorvido na corrente sanguínea e seu efeito funciona como um anticoncepcional de pulgas, ou seja, inibindo a reprodução das mesmas. Este produto perdura na corrente sanguínea do animal e mesmo que novas pulgas se alojem nos pêlos, elas jamais se procriarão. Possui efeito prolongado, imunizando o animal por 6 meses, porém deve-se repetir o procedimento após esse período, até ter certeza da eliminação de todas as pulgas.

Como se livrar das pulgas no ambiente?

O esforço em eliminar as pulgas do seu animal e do ambiente em que vive, deve ser em conjunto, pois não adianta munir-se de todos os cuidados para eliminá-las do seu animal se o ambiente em que o animal vive, ou apenas dorme, continuar infestado.

Um produto que elimina as pulgas do ambiente com eficácia chama-se Butox. É um concentrado que precisa ser diluído em 1 litro de água. Despeje por todo o local e deixe agir por 2 horas no mínimo. Para isso, mantenha seu/seus animais longe do local que está sendo dedetizado, pois este produto é extremamente tóxico para eles. Depois enxágüe bem o local e só repita a operação, se necessário, depois de 1 mês.

É importante também deixar de molho nesta solução todos os tecidos que o animal usa para dormir. Colchões devem ser pulverizados com a solução e colocados no sol para secar e não podem ser utilizados por 48 horas, pois poderá causar problemas de intoxicação ao animal.

ATENÇÃO: leia com atenção a bula desses medicamentos e produtos antes de administrar no seu animal (verifique corretamente a melhor dosagem, de acordo com o peso do animal) ou aplicá-lo no ambiente. O mais correto é consultar um veterinário sobre qual é a melhor forma de administrá-los, pois só o profissional capacitado é que tem o conhecimento necessário para receitar medicamentos, aqui estamos apenas dando algumas dicas, de acordo com a experiência de nossos voluntários.

fonte: Clube das Pulgas

1 Comment:

Chris Liberatori said...

O correto é diluir uma porção de 4 litros de Triatox em 1.000 litros de água, pode ler na bula.
Foi só uma contribuição, pois se o leitor ler o texto vai achar que tem que colocar o vidro inteiro de triatox em um litro de água, o que pode matar o animal ;)
A proporção pra um litro seria 4ml de Triatox/litro. Uma colher de sopa + ou -
;)
PS: No mais o texto ficou ótimo! Continue postando.