Como Cuidar de Gatos

quarta-feira, 4 de junho de 2008


Cuidando de seu gato com carinho, terá em troca um amigo fiel, inteligente e alegre. Para isso, alguns cuidados devem ser tomados.




Vacinação

Todos os gatos necessitam receber a vacinação para se evitar a rinotraqueite, calicevirose, panleucopenia, etc, e a mais conhecida de todas as doenças: a raiva. Contudo, o filhote não as deve receber todas de uma vez, é preciso esperar o tempo necessário, mas jamais descuidar-se delas.

Seu filhote somente poderá ser vacinado contra a raiva a partir dos 4 meses de idade, e deverá ser revacinado anualmente com todas as vacinas. Aprenda a levar o seu amiguinho ao veterinário regularmente.

Cuidados especiais

SARNA - A grande maioria das sarnas tem cura, mas o quanto antes se inicia o tratamento, mais rápido e fácil será a cura. Ao primeiro sinal da doença, procure o veterinário ou voluntário responsável que poderá orientá-lo.

PULGAS E CARRAPATOS - As pulgas vivem em tapetes, cadeiras estofadas e nos tecidos onde o gato dorme. Tanto as pulgas como os carrapatos podem transmitir doenças capazes de matar o seu animalzinho. Um produto eficaz é o Frontline (spray ou spot), mas existem outros produtos próprios para combater esses parasitas, porém consulte sempre o seu veterinário para orientá-lo melhor.

CÁLCIO - Todo filhote necessita de cálcio para poder crescer forte e saudável, por isso é importante que ele receba durante o seu primeiro ano de vida. Sugerimos adquiri-lo em farmácias ou casas de produtos veterinários. Tendo qualquer dúvida, fale com o veterinário responsável para receber a orientação necessária.

Banho

Os gatos são animais que não suam e por isso não costumam ficar mal cheirosos. Daí necessitarem de poucos banhos, pois eles mesmos cuidam de sua higiene.

O banho deve ser dado com água morna e produtos neutros, próprios para animais. Tomar cuidado para não entrar água e sabão nos olhos e orelhas. No inverno evite banhos. Procure escovar o seu gato, pois assim você estará eliminando os pêlos mortos, escamações de pele morta e outras impurezas.


Educação

Eduque seu animalzinho com firmeza, mas sempre com muito carinho. Os gatos costumam ser animais limpos e que não gostam de fazer suas necessidades em qualquer lugar. Mas precisam de tempo, aprendizado e paciência. Quando ele fizer uma de suas artes, repreenda-o com um jornal enrolado, para bater no chão, ao lado da prova do crime. Jamais bata nele, isso pode provocar traumas que poderão torná-lo medroso ou mesmo agressivo.

Damos como sugestão a areia (Pipicat) granulada, que serve como sanitário para os gatos. Os granulados devem ficar numa caixa de plástico e esta deve ser deixada num local onde o gato possa entender que é o seu banheiro. Pelo menos 1 ou 2 vezes ao dia a caixa deve ser limpada, retirando-se com uma pá a sujeira juntamente com os grãos acumulados nesta. A areia, além de higiênica, atrai os gatos e torna o ambiente mais limpo e sem cheiro, já que estes granulados também absorvem o mau cheiro.

Jamais deixe ele sair sozinho nas ruas, além de correr risco de atropelamento, pode sofrer agressões, entrar em contato com animais contaminados, ingerir alimentos estragados ou envenenados.

Você é professor dele, com carinho, paciência e bom senso você conseguirá com que o gato aprenda o necessário para viver bem e feliz. Coloque um nome nele e chame-o sempre dessa forma. O local onde ele dorme deve ser limpo, seco e protegido contra chuvas, sol intenso, vento e frio. Um animal bem cuidado terá uma vida boa e feliz. Nunca o abandone, ele depende de você!

Alimentação

Escolha uma ração apropriada a filhotes para alimentá-lo até 1 ano de idade. Depois troque para ração de adultos.

Dê 3 refeições diárias enquanto ele for filhote e 2 refeições diárias quando se tornar adulto.

Caso prefira alimentá-lo com comida, existem opções baratas, tais como: frango com arroz e legumes cozidos. Acrescente um pouco de óleo e sal, porém, não use nenhum tempero. Jamais ofereça alimento mofado, estragado, com muito tempero, molhos, doces ou chocolates para seu gato filhote ou adulto.

A alimentação deve ser feita diariamente e em horários fixos, se o gato não comer, retire sua vasilha evitando assim a presença de insetos e roedores. Jamais pule um dia e compense no outro; o gato não pode comer o dobro num dia e nada no outro. Mantenha sempre disponível uma vasilha com água limpa e fresca.


Vermifugação

Os vermes são os grandes vilões dos gatos, principalmente dos filhotes. Por isso, o seu amiguinho foi entregue aos seus cuidados devidamente vermifugado na primeira dose (pelo menos é o que todo doador deveria fazer). Porém, você deverá reforçar essa vermifugação para garantir a perfeita saúde dele.

Depois de adulto é conveniente vermifugar seu gato a cada 6 meses. Tratar com vermífugo regularmente permite ter o controle da maioria dos parasitas internos (vermes), evitar doenças e até mesmo a morte do animal. Além do mais, vermifugar é barato e fácil de se fazer.

fonte: Clube das Pulgas

2 Comments:

Unknown said...

muito bom

Garotas Inteligentes ;) said...

Muito bom mesmo, concordo com você. Amanhã mesmo vou levar meu gato no veterinário.