sábado, 1 de novembro de 2008
A posse responsável é o conjunto de várias atitudes, envolvendo proprietários e profissionais veterinários, com vistas ao bem-estar animal.
Antes de adotar
- Ter em mente que um animal (cão ou gato) vive em média de 12 a 15 ANOS e dependerá inteiramente de seu dono durante sua vida.
- NÃO DAR ANIMAIS DE PRESENTE. Animais não são objetos.
- Não adotar ou comprar um animal de uma determinada raça SÓ PORQUE ESTÁ NA MODA, pois a moda passa.
- Se escolher adotar um filhote, LEMBRE-SE QUE ELE É FOFINHO AGORA, mas vai crescer rapidamente e precisará de espaço. Os filhotes precisam ser disciplinados, com carinho, para não roerem ou quebrarem objetos e móveis.
- ESTAR CONSCIENTE QUE TODO ANIMAL FAZ XIXI E COCÔ. Verifique quem vai se responsabilizar pela limpeza do local.
Depois de Adotar
- MANTER O ANIMAL SEMPRE DENTRO DE CASA, JAMAIS SOLTO NA RUA. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira /guia e conduzido por quem possa conter o animal.
- CUIDAR DA SAÚDE FÍSICA DO ANIMAL. Fornecer abrigo, alimento balanceado (de preferência ração), medicamentos e vacinas.
- Ao passear, recolher e jogar os dejetos no lixo. COLOCAR UMA PLAQUETA COM SEU NOME E TELEFONE NA COLEIRA DO ANIMAL.
- Evitar crias indesejadas de cães e gatos (ESTERILIZANDO OS MACHOS E FÊMEAS).
- NÃO ABANDONAR NENHUM ANIMAL. Ele sofrerá todos os tipos de maus-tratos na rua, como espancamento, mutilações, envenenamento, queimaduras, estupros etc. Ele sentirá frio, fome, sede. Ele poderá ser atropelado, ficar ferido, doente, sentir dor, medo, tristeza.
- EDUCAR AS CRIANÇAS PARA RESPEITAR O ANIMAL, não batendo, chutando, torcendo, puxando ou ainda, jogando-o de escadas e janelas.
Fonte: Associação de Proteção Animal Amigo Bicho
0 Comments:
Post a Comment