quarta-feira, 16 de setembro de 2009
A verminose é uma doença causada por vermes que acometem cães e gatos. Os vermes intestinais podem causar em seu animal de estimação sintomas como: vômitos, diarréia, dores abdominais e queda de pêlos. Em casos mais graves, com grande quantidade de vermes, podemos ter animais com anemia, pois alguns destes vermes intestinais são sugadores de sangue e competem com o alimento que deveria ser destinado aos cães e gatos. Os filhotes são os mais prejudicados pela ação destes vermes e podem morrer, já que são muito pequeninos e seu sistema de defesa ainda não está totalmente formado.
"Além disso, o que pouca gente sabe é que existe também um outro tipo de verme, aquele que se aloja no coração. Para se ter uma idéia, cerca de 8% dos animais no Brasil são positivos para esta verminose, chamada dirofilariose, que causa o enfraquecimento do coração, podendo levar o animal à morte caso não seja descoberto e tratado", explica a veterinária Eliane Estephan, gerente da Novartis Saúde Animal.
Estes mesmos vermes podem também chegar ao ser humano, causando as conhecidas zoonoses, doenças que são transmitidas dos animais para o ser humano. Quem não conhece o bicho geográfico e o desconforto que ele causa na nossa pele? O bicho geográfico, na realidade, é o mesmo verme encontrado em cães. Por isso, é preciso manter os cães e gatos vermifugados regularmente (de quatro em quatro meses) ou seguindo critério veterinário. Com esse cuidado, os animais estarão protegidos, assim como a sua família.
Vermifugação é um tratamento realizado em cães e gatos com o objetivo de exterminar vermes. Nesse tratamento, são aplicadas medicações - vermífugos - que eliminam o problema e permitem uma vida mais saudável para os animais. "A indicação do médico veterinário é muito importante para o melhor tratamento, dependendo da fase de vida do cão e do gato", finaliza.
Por Thaís Bronzo
Fonte: Ana Maria Braga - Mais Pet
0 Comments:
Post a Comment